Arte & Cultura

Fotógrafo mostra o poder transformador de um sorriso

Fotógrafo mostra o poder transformador de um sorriso

Sempre que uma das participantes do “Beleza Renovada” volta a sorrir, sinto como se o seu rosto se iluminasse e surgisse uma pessoa mais leve, mais aberta ao mundo. Foi por isso que me senti tão cativada pelo projeto do fotógrafo inglês Jay Weinstein, “So I asked them to smile” (Eu pedi a eles que sorrissem, em tradução livre para o Português).

Ele conta que a ideia para o trabalho surgiu ainda em 2013, quando viajava pela Índia. Ao ver um homem próximo a uma estação de trem abandonada, ele quis fotografa-lo, mas achou que o olhar do estranho era intimidador demais, deixou esse desejo de lado e partiu para outros personagens. “Foi aí que ele me chamou e disse ‘tire a minha foto também’”, lembra o profissional.

Nesse momento, Weinstein se sentiu à vontade e pediu ao homem que sorrisse. “E então ele se transformou. Seu rosto passou a irradiar calor, seus olhos brilhavam com humor. Até sua postura foi suavizada. Então eu soube qual meu próximo projeto seria”, diz ele.

Depois disso, o britânico passou a eternizar essa expressão de alegria e carinho estampada no rosto de estranhos do mundo inteiro. “O objetivo é recriar a mentalidade sobre como vemos um estranho e, na sequência, testemunhar como as nossas suposições mudam com um sorriso. Por isso não há nomes, ocupações ou etnias divulgadas”, diz o fotógrafo.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar