Carreira & Finanças

Franquia pode ser opção estável para empreender. Saiba como começar a sua

Investimento é tido um dos mais seguros em época de crise, mas demanda capacidade de gestão como todos os outros

QUANTAS MARCAS QUE VOCÊ CONHECE SÃO FRANQUIAS? Não dá para negar que o modelo desse tipo de investimento por aqui é só sucesso. Todo ano cresce consideravelmente a quantidade de oferta de produtos e serviços franqueados. Será, no entanto, que este é um bom negócio para se apostar, ESPECIALMENTE EM ÉPOCA DE CRISE?

INFALÍVEL… OU QUASE

“A FRANQUIA NÃO É UMA OPÇÃO INFALÍVEL, MAS ELA É, COMPROVADAMENTE, MUITO MAIS FÁCIL DE MONTAR”, coloca Hugo Richard, diretor executivo da Makevator Franquias, Centro de Formação Profissional de Beleza de Alto Nível. Para ele, esse tipo de empreendimento é uma TRANSFERÊNCIA DE KNOW-HOW – ou seja, como os processos e manuais de atuação já vêm muito bem definidos e existe a confirmação do lucro, você compra tudo o que foi absorvido de conhecimento pelo empresário a respeito do comércio em questão, planejamento, público-alvo, vendas etc.

EMPREENDEDORISMO… BASEADO NA GESTÃO

Opção de investimento já vem com manuais de atuação e processos FOTO: thinkstock

OPÇÃO DE INVESTIMENTO JÁ VEM COM MANUAIS DE ATUAÇÃO E PROCESSOS FOTO: THINKSTOCK

Segundo Renato Costa, consultor de negócios e CEO da Voulez Inteligência Corporativa e Educacional, quem não chega a ter tanta experiência em levantar uma ideia do zero, mas quer ser seu próprio chefe, pode se beneficiar com esse tipo de licenciamento. Isso não significa, no entanto, menor demanda de trabalho. “Quem quer uma franquia precisa tomar alguns cuidados: a pessoa, realmente, tem que ter um ESPÍRITO MAIS EMPREENDEDOR, ENTENDER O MERCADO e que precisará estar sempre inovando, para não acabar achando que o retorno virá rápido”.

Força de vontade, persistência, ALTO GRAU DE PROFISSIONALISMO PARA LIDAR COM A EQUIPE, FACILIDADE EM DELEGAR, MOTIVAR E GERIR são outras características a serem consideradas. Há que se ter afinidade e interesse com a escolha, assim como VERIFICAR A HISTÓRIA E A PROPOSTA DO FRANQUEADOR. Afinal de contas, cada fórmula tem suas particularidades e oscila no apoio e treinamento que oferece para as redes filiadas. De acordo com o diretor executivo Richard, é preferível ir atrás daquelas franquias com mais de dois anos de experiência – a própria ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISE (ABF) faz essa recomendação, a fim de garantir que a possibilidade de sucesso seja muito maior.

DE MICRO… A MACRO

Ao pensar em ter uma franquia, é preciso verificar uma opção com a qual se tenha afinidade e, principalmente, suporte do franqueador FOTO: thinkstock

AO PENSAR EM TER UMA FRANQUIA, É PRECISO VERIFICAR UMA OPÇÃO COM A QUAL SE TENHA AFINIDADE E, PRINCIPALMENTE, SUPORTE DO FRANQUEADOR FOTO: THINKSTOCK

Para o CEO da Voulez, os resultados podem demorar de 6 meses a 1 ano para aparecer – e, nesse período, tudo pode acontecer, inclusive a falência. Avaliar as tendências do setor que se deseja, sempre olhando para frente e para trás – conforme o HISTÓRICO DE CRESCIMENTO, DADOS LEVANTADOS POR PESQUISAS, PERSPECTIVAS DE DAR CERTO E PROJEÇÕES PREVISTAS – são dicas que precisam ser levadas em consideração. Richard acredita que o principal termômetro da decisão deva ser baseado no que se pode disponibilizar como investimento, e o valor esperado de retorno.

Hoje em dia, existem as MICROFRANQUIAS, com aplicações iniciais a partir de R$ 5.000,00, o que chega a ser bem acessível tanto para aqueles que não veem problemas em solicitar um empréstimo, como os que têm algum dinheirinho guardado, por exemplo. Algumas LINHAS DE CRÉDITO são exclusivamente destinadas para isso, especialmente porque OS BANCOS ASSOCIAM O FRANQUEAMENTO A SEGURANÇA E MENOR RISCO – ainda mais quando se trata de uma companhia bem conhecida e famosa. De qualquer maneira, Costa aconselha a não fazer dívida impensada. Recorrer a consultores para obter orientação sobre uma tabela de valores mais assertiva é o melhor que se faz: e a própria ABF pode ser um meio para isso, com a disponibilização de INFORMAÇÕES CONSTRUTIVAS SOBRE PLANEJAMENTO E ESTUDOS DE MARKETING.

MELHORES OPÇÕES… E UM FUTURO GARANTIDO

Além de espírito empreendedor, franqueado precisa ter alta capacidade de gestão para que franquia tenha sucesso FOTO: thinkstock

ALÉM DE ESPÍRITO EMPREENDEDOR, FRANQUEADO PRECISA TER ALTA CAPACIDADE DE GESTÃO PARA QUE FRANQUIA TENHA SUCESSO FOTO: THINKSTOCK

Costa afirma que, em tempos de crise, muito do DIFERENCIAL DO QUE SE VENDE SE RELACIONA COM A QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO. A aceitação de algo já conhecido por parte do público é grande, porém, não há espaços para vacilos. E esse aspecto engloba ACERTAR A LOCALIZAÇÃO DO PONTO COMERCIAL: averiguar se não é uma franquia que está em todo lugar para não perder em atratividade. Algumas das alternativas que continuam rendendo nesse momento são aquelas voltadas para a alimentação, como FOOD TRUCKS e PRODUTOS NATURAIS E ORGÂNICOS, que vêm conquistando uma boa parcela de consumidores que seguem um estilo de vida mais saudável e sustentável; LAVAGEM DE CARRO A SECO, que começou a se espalhar principalmente em shoppings centers, e requerem menor emprego de recursos; ESCOLAS DE INGLÊS (para crianças e adolescentes), da mesma maneira que CURSOS PROFISSIONALIZANTES E PREPARATÓRIOS – estes, inclusive, já são apresentados prontos, modulados; e PET SHOPS DE BANHO E TOSA, além de venda de produtos não farmacêuticos para animais de estimação (já que as que dispõem de veterinários exigem uma certa licença especial de funcionamento).

Franquias com estrutura simples, que não envolvem muitos procedimentos, são as mais indicadas, para facilitar o dia a dia depois. Richard cita o RAMO DA ESTÉTICA, sua praia, UM DOS MAIS PROMISSORES FUTURAMENTE: O PANORAMA É DE CRESCIMENTO DE 8%, sendo que, durante as últimas duas décadas, houve um desenvolvimento de 19% ao ano. Nesse quesito, o Brasil só perde para Estados Unidos e China (até 2019, contudo, o país tem o potencial de ser o segundo maior!). #FICAADICA!

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar