Carreira & Finanças

Home office com crianças em casa? Vença esse desafio sem prejuízos

Ao ver você todos os dias em casa, os filhos podem esperar por mais tempo livre. Saiba como lidar e se organizar

Trabalhar HOME OFFICE é o sonho de muita gente, não é mesmo? Mas muitas mulheres se deparam com um grande dilema: como conciliar a função de mãe com as tarefas familiares? Ao TRAZER O ESCRITÓRIO PARA CASA, provavelmente, os filhos estranharão a mudança e podem até esperar por mais tempo livre e mais atenção. A realidade não é bem essa, pois você precisará se dedicar aos clientes e aos colegas de forma eficaz e, para isso, não pode perder a concentração e o foco.

Segundo Marcelo Veras, especialista em carreiras e presidente da Inova Business School, conciliar as duas tarefas é possível, mas ALGUMAS REGRAS DEVEM SER ESTABELECIDAS. “Mais de 15 milhões de pessoas nos Estados Unidos trabalham em casa todos os dias. Mas, para isso funcionar, o espaço do trabalho deve ser respeitado, bem como os horários”, destaca.

Para que esta experiência não seja traumática, e as crianças também não fiquem frustradas, veja algumas dicas que o especialista em carreiras recomenda:

ORGANIZAÇÃO É A CHAVE DE TUDO. Não é porque você está em casa que não precisa de rotina. Planeja-se e siga rigorosamente os horários, as tarefas e também o local de trabalho.

CONVERSE COM OS PEQUENOS. Explique como funciona um trabalho home office para as crianças. Adeque este diálogo de acordo com a idade do seu filho. Se a criança ainda for muito pequena e demandar mais atenção, organize-se para deixá-la pelo menos parte do dia com uma babá ou na escola. Estabeleça horários e explique aos filhos que naquele período apenas uma urgência pode ser motivo de interrupção.

CRIE UM ESPAÇO PARA TRABALHAR. Reserve um local, organize este espaço e faça dele o seu escritório. Os filhos devem ser avisados e preparados com antecedência.

GERENCIE O TEMPO. As grande vantagens do home office é que não se perde tempo com trânsito, deslocamentos e conversas paralelas. Se isso for usado de forma inteligente, a produtividade aumenta muito e ainda te restará um tempinho extra para curtir a família.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar