Beleza

Muito além da cozinha: especiarias ajudam a desintoxicar a pele e controlar a oleosidade

Roseli Siqueira ensina receitas caseiras para melhorar a aparência do rosto no verão

As especiarias são famosas por dar um sabor especial à comida, no entanto, essa não é a única utilidade dos temperos. Alguns têm propriedades poderosas para o cuidado com a pele, e podem ser grandes aliados da aparência. A esteticista ROSELI SIQUEIRA, especialista em beleza natural, explica quais propriedades e opções vale a pena explorar.

 

AS ESPECIARIAS AMIGAS DO ROSTO

AÇAFRÃO: tanto as tiras quanto a versão em pó são ótimas para aumentar a resistência da pele, melhorar sardas e pintinhas do rosto e dar mais energia. Além disso, é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam na renovação.

CANELA: estimulante, a versão em pó vai ajudar a trabalhar a circulação e melhorar a vitalidade da cútis.

PÁPRICA: rica em caroteno, ela ajuda a aumentar a saúde e resistência da pele e estimular a melanina, sendo ideal para quem vai viajar para a praia e se expor muito ao sol. No entanto, é preciso usar a versão não picante.

COMINHO: o tempero é responsável por trazer resistência e desintoxicar a pele.

GENGIBRE: ele é um antioxidante poderoso que equilibra o pH da pele, com um efeito desintoxicante. É um aliado especialmente para pessoas com rosto muito oleoso, com acnes ou cravos aparentes.

MÁSCARAS COM ESPECIARIAS

TRATAMENTO COM AÇAFRÃO

Foto: malyugin/iStock

FOTO: MALYUGIN/ISTOCK

INDICAÇÃO: aumentar a resistência da pele, clarear manchinhas de sol e recuperar a hidratação.

Prepare um chá de hibisco e, com ele morno, molhe um algodão e espalhe por todo o rosto. Em seguida, faça uma esfoliação natural (receita abaixo).

ESFOLIANTE COM AÇAFRÃO

1 colher (sopa) de aveia;
1 colher (sobremesa) de açafrão;
½ xícara de água morna.

MODO DE USO: misture todos os ingredientes para que diluam bem. Misture e massageie em todo o rosto para remover as células mortas. Remova com mais um algodão embebido no chá, e faça uma massagem com movimentos circulares usando uma gota de azeite extra virgem. Remova o excesso com o chá para aplicar a máscara.

MÁSCARA DE AÇAFRÃO

2 colheres (sopa) de aveia;
1 punhado de flor ou chá de camomila;
1 colher rasa (sobremesa) de açafrão;
1 colher (café) de canela.

MODO DE USO: junte os ingredientes com a ajuda do chá de hibisco morno. Cubra os olhos com um algodão úmido e aplique uma gaze em todo o rosto. Coloque a mistura sobre a gaze e deixe agir por 15 minutos. Remova e lave com água corrente.

DICA: essa máscara é melhor fazer com a ajuda de outra pessoa para aplicar com mais facilidade. Ela pode ser substituída pela opção abaixo caso queira mais facilidade de aplicação sozinha.

MÁSCARA DE AÇAFRÃO (PARA FAZER SOZINHA)

1 colher (sopa) bem cheia de aveia;
1 colher (café) de açafrão;
1 colher (café) de canela em pó;
½ xícara de chá de camomila morno.

MODO DE USO: misture bem todos os ingredientes e aplique em todo o rosto com movimentos circulares. Deixe agir por 15 minutos e lave com água corrente. Se quiser, finalize passando um pouco do chá com a ajuda de um algodão.

DICA: o açafrão pode ser substituído pela páprica ou pelo cominho.

MÁSCARA DE GENGIBRE SECATIVA PARA PELE OLEOSA

Foto: b-d-s/iStock

FOTO: B-D-S/ISTOCK

INDICAÇÃO: equilibrar o pH da pele e remover o excesso de oleosidade.

INGREDIENTES:

Gengibre;
Folhinhas de hortelã;
1 colher (sopa) de fubá.

MODO DE USO: faça um chá bem concentrado fervendo o gengibre e a hortelã. Pegue 3 colheres (sopa) do chá e misture com o fubá. Aplique delicadamente em todo o rosto e deixe agir por 15 minutos. Lave com água corrente e passe um pouco do chá com a ajuda do algodão.

DICA: o chá pode ser guardado na geladeira por até três dias, e borrifado no rosto sempre que você desejar.

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar