Carreira & Finanças

Não consigo emprego na minha área de jeito nenhum! O que eu faço?

Coach dá quatro dicas valiosas para você lidar melhor com essa fase

A máxima “não está fácil para ninguém” já é tão popular, que anda sendo utilizada até em memes na internet. Não é segredo para ninguém que o País está em crise, e por conta dela muitas pessoas perderam seus empregos e estão tendo dificuldades em trabalhar na mesma área. Mesmo a situação sendo mais comum do que pensam, nem todo mundo sabe lidar com essa situação. Para ajudar, pedimos dicas a uma coach de carreira:

Foto: Satyrenko/iStock

RESPEIRE, PENSE MELHOR, EXPIRE. MANTER O OTIMISMO AJUDA MUITO A NÃO DESISTIR DE TUDO. FOTO: SATYRENKO/ISTOCK

MANTENHA O PENSAMENTO POSITIVO

Lembre-se que tudo na vida passa, seja bom ou ruim. Sentimentos como a tristeza são naturais, mas dependendo da intensidade, PODEM TE PREJUDICAR, IMPEDIR DE VER E IR ADIANTE. Manter-se consciente, mas firme e otimista, é fundamental. “Essa fase também vai passar. Quanto mais positiva você for, MAS RÁPIDO VOCÊ PODE CONSEGUIR UMA COLOCAÇÃO PROFISSIONAL. E não se lamente. Reclamar e comentar sobre o seu ‘problema’, faz com que você o aumente de tamanho”, explica LIAMAR FERNANDES, Master Coach licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching.

NÃO SE PREOCUPE EM TRABALHAR EM OUTRA ÁREA

Tenha em mente que o mundo não espera você ficar bem e as contas continuarão chegando. Segundo a profissional, “você não se ‘queimará’ aceitando outra área temporariamente, até porque todos sabem o momento que o Brasil está vivendo. Sua decisão de mudar de área demonstra PRÓ-ATIVIDADE. Mente ocupada é melhor que mente vazia, e para um futuro recrutador, VOCÊ TER ACEITADO UM TRABALHO DIFERENTE SÓ DEMONSTRA SUA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E FLEXIBILIDADE”.

Foto: Jacob Ammentorp Lund/iStock

TODO TEMPO LIVRE QUE VOCÊ TIVER, VOLTE AO FOCO: CONSEGUIR UM TRABALHO NA SUA ÁREA! FOTO: JACOB AMMENTORP LUND/ISTOCK

MAS NÃO PERCA DE VISTA A SUA CARREIRA

O FOCO E A AUTOCONFIANÇA são fundamentais aqui. Você está temporariamente desempenhando outra atividade, não está condenada a ela. Além disso, saber do que é capaz é o que vai te dar forças para manter esse foco e seguir, ainda que paralelamente, em busca do seu propósito. “Mesmo em uma função diferente, fique alerta para novas oportunidades com foco na sua área porque elas poderão aparecer dentro da própria empresa. VOCÊ PRECISA ACREDITAR QUE É UMA EXCELENTE PROFISSIONAL E QUE SUA CHANCE CHEGARÁ”, diz a especialista.

ENQUANTO ISSO:

OCUPE-SE

Enquanto você está disponível no mercado de trabalho e uma nova oportunidade não surge, “procure ocupar o seu tempo e sua mente com TAREFAS AGREGADORAS. Faça diariamente uma agenda de atividades, inclusive com horário determinado para despertar. NÃO SE ENTREGUE!”, orienta a coach.

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar