Conversa de Mãe

O humor do seu filho adolescente mudou? Saiba o que está acontecendo

É preciso estar atento às alterações que acontecem nessa fase, para que não se transformem em um quadro depressivo

Muitos pais se queixam de que seus filhos ADOLESCENTES SEMPRE ESTÃO DE MAU HUMOR,com a agressividade lá em cima ou, então, indiferentes aos seus sentimentos. “Ele não era desse jeito antes!”, ou “por que ele deixou de ser carinhoso, o que aconteceu?”, são frases bem comuns de serem ouvidas, conforme a convivência vai se tornando difícil. Mas o que de fato ocorre?

ALTERAÇÕES ORGÂNICAS

As mudanças não acontecem “do nada”, mesmo que sejam encaradas dessa maneira. “Na verdade, a adolescência foi criada socialmente para o período da PUBERDADE, que é biológico”, diz , EDUCADOR E PSICANALISTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, . “Os hormônios estão começando a agir, em função do crescimento. A criança está ficando para trás”, explica. Os modelos construídos já não servem mais e, aos poucos, ocorre uma LIBERTAÇÃO DOS CUIDADOS DA INFÂNCIA.

Pais precisam entender o processo para oferecer apoio e direção FOTO: thinkstock

PAIS PRECISAM ENTENDER O PROCESSO PARA OFERECER APOIO E DIREÇÃO.

MATURIDADE A CAMINHO

De acordo com a, MESTRE EM EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGA, professora de pedagogia e psicopedagogia da Universidade Positivo, e das Faculdades PET e FAEL de Campinas (SP), o “mundo” vai sendo descoberto. “E, algumas coisas, percebidas: EU SOU UMA PESSOA E, MEUS PAIS, OUTRAS; o meio vai dar toda a lógica e me AJUDAR A ME RECONHECER COMO UM SER”, fala. A profissional pontua que, dependendo da criação, é possível que o indivíduo demonstre um estado de confusão, o qual normalmente leva a mais rebeldia. “Principalmente nessa idade, ELE ADORA DESAFIAR. E apresenta algumas atitudes diferentes de enfrentamento, para ver o que recebe de volta”. A vida passa a demandar posicionamentos que envolvem maior responsabilidade e liberdade, segundo Porfírio.“A gente se desenvolve a partir das experiências, e esse é o momento de experimentar; mas ele vem com CERTA PRESSÃO DE ACERTAR”, coloca.

LUTA COM OS PADRÕES IMPOSTOS

Descoberta da sexualidade também acontece na adolescência, o que deixa o jovem bastante confuso emocionalmente FOTO: thinkstock

DESCOBERTA DA SEXUALIDADE TAMBÉM ACONTECE NA ADOLESCÊNCIA, O QUE DEIXA O JOVEM BASTANTE CONFUSO EMOCIONALMENTE

O PROCESSO DE AUTOACEITAÇÃO DA IMAGEM, bastante influenciado pela expectativa dos outros, pode, igualmente simbolizar tais oscilações temperamentais. O convívio em grupo, uma necessidade e objeto de interesse, figura como um dos aspectos determinantes. “O adolescente está vivendo uma era em que o belo está sobre tudo, e isso mexe com o emocional”, a psicopedagoga comenta. “É muito comum acontecer casos em que a diferença sobressaia e vire um ponto para esse grupo”, o educador reforça. “Esse é o PRINCIPAL FATOR DO BULLYING, que elege o diferente para garantir que os outros sejam iguais”.

AÇÕES QUE AJUDAM

OUVIDO AMIGO

É tarefa da família escutar e entender o que se passa. “Sou muito a favor da PSICOLOGIA DO ‘PODE’”, conta Porfírio. “Contudo, a regra e o limite são questões fundamentais – que a gente está perdendo. Existe o medo de aplicá-los, em detrimento do amor. E não é isso! A GERAÇÃO ATUAL NÃO RESPONDE MAIS AO AUTORITARISMO, mas à autoridade, baseada no vínculo e referência. Assim o adolescente consegue a tranquilidade de saber que tem espaço para ser compreendido, e compreender os comandos também”, ele destaca.

PARCERIA EM TODOS OS CAMPOS

Pais precisam acompanhar a vida dos filhos adolescentes e impor limites com autoridade FOTO: thinkstock

PAIS PRECISAM ACOMPANHAR A VIDA DOS FILHOS ADOLESCENTES E IMPOR LIMITES COM AUTORIDADE

A parceria com a escola é fundamental, tanto para PRESTAR APOIO PSICOLÓGICO, quanto para o acompanhamento diário do desempenho em aula, e do relacionamento com colegas e professores. Ana enfatiza que aqueles que cuidam precisam se manter próximos e de olho em tudo que acontece dentro e fora do lar: “o filho passa o dia nos joguinhos de celular, e quais são eles? Quais tipos de programa ele assiste? A leitura é voltada para qual segmento? Deve HAVER COBRANÇA – DE ESTUDO, TAREFAS DOMÉSTICAS – e para tal eu sempre oriento o diálogo. É a primeira estratégia; AGRESSÃO OU EXPOSIÇÃO PODEM PIORAR A HOSTILIDADE E AFASTÁ-LO”. Até para acessos negativos, como as drogas.

DE OLHOS BEM ABERTOS

Situações em que o CONFLITO PESSOAL É MUITO GRANDE – do mesmo modo que a rejeição (não só dos pais) e o isolamento sociais – podem CONTRIBUIR PARA A DEPRESSÃO. “Os sintomas devem ser somados, inclusive, com a alimentação (no caso de transtornos). Os pais tem que estar atentos a esses movimentos e procurarem, o quanto antes, o profissional mais adequado”, Ana aconselha.  DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, desorganização extrema, apatia, angústia profunda podem constituir demais sinais da patologia.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar