Beleza

Para espantar o frio: máscaras morninhas e relaxantes para a pele

Temperaturas baixas não são motivo para deixar de cuidar do seu rosto

O inverno já começou oficialmente e, quando as temperaturas caem, não dá nem vontade de jogar água fria no rosto logo de manhã para lavá-lo, não é mesmo? É durante essa época, contudo, que a atenção com tal parte do corpo deve ser redobrada, pois as GLÂNDULAS SEBÁCEAS TRABALHAM MENOS, FAZENDO COM QUE A OLEOSIDADE NATURAL FIQUE MAIS REDUZIDA. Segundo a cosmetóloga Lucienne Souza, do Spa da Pele, os hidratantes são essenciais para que fatores como o ressecamento e a sensibilidade não se tornem ainda mais evidentes, principalmente em que já tem essa predisposição. “É bom aplicá-los todos os dias”, comenta.

DRIBLANDO OS ARREPIOS

Uma MÁSCARA MORNINHA, por exemplo, feita em casa e com produtos que certamente você já tem, é uma ótima adição à rotina de beleza, e uma maneira de dar um “chega prá lá” na sensação congelante própria dessa época do ano. “Ela contribui para ABRIR OS POROS DO ROSTO, O QUE FACILITA A PENETRAÇÃO DOS SEUS ATIVOS. Esse ‘up’ na hidratação ajuda a manter a derme equilibrada, sem contar que relaxa e esquenta”, garante. Fora isso, Lucienne conta que basta uma aplicação por semana para se alcançar esse objetivo, ou sempre que sentir necessidade. “Por serem usados ingredientes naturais, não tem contraindicação”, afirma.

O mamão papaia é ótimo para a pele, e tem propriedades remineralizantes FOTO: thinkstock

O MAMÃO PAPAIA É ÓTIMO PARA A PELE, E TEM PROPRIEDADES REMINERALIZANTES FOTO: THINKSTOCK

AQUECENDO COM CARINHO

Para que você comece hoje mesmo a enfrentar o frio sem esquecer da beleza, aposte em algumas receitas de máscaras. Fique atenta, no entanto, para que a mistura esteja ENTRE A TEMPERATURA AMBIENTE E O MORNO: isso é essencial para EVITAR QUEIMADURAS E IRRITAÇÕES.

MÁSCARA DE CHOCOLATE MORNA

“O CHOCOLATE TEM COMO MAIOR BENEFÍCIO O PODER UMECTANTE, promovendo maior flexibilidade, e uma ação hidratante natural e prolongada. Além de um aroma que desperta os sentidos”, afirma a cosmetóloga.

INGREDIENTES:

½ barra de chocolate
1 pote de iogurte natural
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de óleo de amêndoa ou canola (opcional)

MODO DE PREPARO:

O chocolate é altamente umectante e garante a hidratação que a pele precisa no inverno FOTO: thinkstock

O CHOCOLATE É ALTAMENTE UMECTANTE E GARANTE A HIDRATAÇÃO QUE A PELE PRECISA NO INVERNO FOTO: THINKSTOCK

Bata o iogurte natural com a barra de chocolate no liquidificador, adicione as colheres de mel e o óleo (opcional). “Para uma experiência mais gostosa, pode deixar a máscara morna e aplicar na pele”, aconselha a profissional. “Atenção que ela deve ficar morna e não quente,SENÃO VOCÊ PODE SOFRER QUEIMADURAS”, alerta. Deixe agir por 20 minutos e retire com água.

MÁSCARA DE MEL E MAMÃO PAPAIA

“Funciona como um hidratante nutritivo, e é ótimo para os as peles oleosas e acneicas, pois não obstrui os poros”, Lucienne ressalta. “O MAMÃO É RICO EM VITAMINAS A, C E DO COMPLEXO B, OFERECE FUNÇÕES EMOLIENTES E, TAMBÉM, REMINERALIZANTES”. É saúde que vem direto da fruta, superfácil de preparar!

INGREDIENTES:

1 mamão papaia um pouco verde
3 (sopa) colheres de mel

MODO DE PREPARO:

Tire as cascas e as sementes do mamão papaia e aqueça levemente o mel. Bata tudo no liquidificador e coloque no rosto ainda morno. Da mesma maneira, espere 20 minutos, e lave com água em seguida.

MÁSCARA MORNA DE ARGILA VERDE TEM PODERES CALMANTES E ADSTRINGENTES FOTO: THINKSTOCK

HIDRATANTE DE BANANA

“A banana é rica em radicais livres e vitaminas, por isso é bem utilizada PARA PREVENIR O ENVELHECIMENTO PRECOCE da pele” a especialista informa. Além disso, a banana contém 75% de água em sua composição, o que devolve a hidratação perdida pelas células no inverno.

INGREDIENTES

1 banana fresca
1 colher (de chá) de azeite de oliva
1 colher (de chá) de mel
1 xícara (de café) de iogurte natural

MODO DE PREPARO:

Bata a banana sem casca no liquidificador junto com o iogurte natural. “A dica é bater até não se ver mais a fruta; a mistura tem que ficar homogênea”, aconselha. Em seguida, numa panela, amorne o azeite e o mel. Depois é só despejar os dois no liquidificador também, e ligá-lo novamente até que tudo fique homogêneo. “Não pode conservar essa máscara. Ela tem que ser usada logo após o preparo!”, a profissional adverte.

MÁSCARA DE ARGILA VERDE

Segundo a cosmetóloga, a máscara feita com esse ingrediente proporciona ótimos resultados por conta dos poderes calmantes e adstringentes que ele possui. “A argila verde é ótima para as peles oleosas e acneicas, mas pode ser usada para qualquer outro tipo”, enfatiza.

A BANANA É RICA EM RADICAIS LIVRES E COM GRANDE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA FOTO: THINKSTOCK

INGREDIENTES:

Argila verde (a quantidade a ser utilizada variará conforme a da máscara que você for fazer).
1 colher de iogurte natural
1 colher de manteiga
½ copo de leite morno.

MODO DE PREPARO:

Misture tudo até virar uma pasta homogênea. Em seguida, aplique por todo o rosto e pescoço, evitando a área dos olhos.. O ideal é deixá-la agindo por 30 minutos e retirar com água fresca.

MÁSCARA DE AVEIA E MEL

O mel é ótimo para tonificar, hidratar e nutrir a pele”, ela destaca. “É riquíssimo em vitaminas, A, D, E e C – por isso está presente em quase todos os cosméticos. Proporciona uma maciez incrível!”, garante. E, como dica, é mais recomendável que ele seja utilizado puro. Já a aveia atua como uma proteção contra o ressecamento, e estimula a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza do tecido cutâneo.

INGREDIENTES:

2 colheres de sopa de aveia
1/3 copo de mel morno

MODO DE PREPARO:

Misture os ingredientes e aplique uma camada bastante generosa na pele. “Não esfregue!”, Lucienne frisa. Aguarde 30 minutos e retire com água morna também.

Vapor do banho ajuda a abrir os poros da pele do corpo FOTO: thinkstock

VAPOR DO BANHO AJUDA A ABRIR OS POROS DA PELE DO CORPO FOTO: THINKSTOCK

PREVENINDO PARA A PRÓXIMA PRIMAVERA

Vento, menor umidade do ar, falta de luz solar, dentre outros elementos podem desencadear uma série de PROBLEMAS DERMATOLÓGICOS MAIS SÉRIOS, COMO ALERGIAS, ECZEMAS, DERMATITES e até psoríase. Negligenciar a pele nesse momento, jamais! Se o dano provocado se limitar ao ressecamento, como citado no início, é possível trabalhar para recuperar o mesmo frescor e vitalidade de antes. “Mas, geralmente, quando o inverno acaba as glândulas sebáceas voltam a produzir sebo normalmente, e a oleosidade natural volta”, a especialista confirma. Porém, caso você experimente algum sintoma diferente, é sempre bom procurar um profissional da área. Com relação ao corpo, a dica é APROVEITAR O VAPOR QUENTINHO DO BANHEIRO LOGO DEPOIS DO BANHO, para espalhar o hidratante. Lembrando que é importante CAMADAS MAIS GROSSAS E GENEROSAS NOS LUGARES COMO COTOVELOS, JOELHOS E PÉS.

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar