Moda

Peças inspiradas nos anos 1990 são hit da estação! Saiba usar em looks modernos

Inverno traz o conforto e a casualidade da década, mas de maneira renovada

FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @MATDESIGNER; @THECLOSETT; @BRUMARQUEZINE

É muito comum que a moda busque inspiração no passado para trazer peças que já foram queridinhas totalmente renovadas. E neste inverno o grande destaque vai para a diversão, a casualidade e o conforto dos anos 1990. Saiba como usar os grandes hits da temporada de um jeito moderno e cheio de estilo.

 

PATCHES

Fotos: Reprodução/Instagram @beyonce; @theclosett; @_prelovedvintage

FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @BEYONCE; @THECLOSETT; @_PRELOVEDVINTAGE

Você se lembra das jaquetas com bordados de bandas de rock e desenhos variados? Se te bateu saudade, pode comemorar: os patches estão de volta. “Eles foram uma verdadeira febre, e voltam com tudo. Devemos pensar como um remendo, então QUALQUER PEÇA COM ELES SE TORNA IMEDIATAMENTE CASUAL, SEJA CALÇA, COLETE OU JAQUETA. É muito bacana brincar de fazer colagem, e não precisa pensar em combinar as cores ou estilos. Pode ser tanto aleatório, quanto escolher dois ou três tons que vão se repetir em vários dos seus patches”, explica a consultora de imagem e estilo ANA VAZ. Aqui você aprende a customizar seu jeans com os detalhes.

Para não ficar com um visual datado a dica é não se prender em itens que tenham todos a mesma linguagem, pode misturar sem medo. “PODE COORDENAR COM PEÇAS MAIS SOFISTICADAS PARA FAZER UMA BRINCADEIRA DE HIGH-LOW. Isso não tira a casualidade, mas torna possível ir do passeio para uma balada mais arrumada à noite”, completa.

MOM JEANS

FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @WOMANITEA; @STELLAWANTS2DIE; @KARISSASPARKE

O mom jeans, ou jeans de mãe, é um dos três modelos de calças que prometem voltar com tudo ao guarda-roupa feminino. “ELE É COMPORTADO, CONFORTÁVEL, TEM A CINTURA ALTA, perfeito para mulheres mais modernas, já que não segue uma linha tão sexy quanto a maior parte das brasileiras está acostumada. Por essas características, ela pode ir tranquilamente para o trabalho, tem versatilidade”, revela.

Apesar de todas apresentarem certa folga no quadril, é possível encontrar cortes diferenciados, que farão o modelo mais ou menos democrático: “A ALTURA DA CINTURA E O AFUNILADO NA PERNA PEDEM ATENÇÃO. Se for muito alta vai acentuar demais o quadril, mas se estiver parte da região mais fininha da cintura, na sua linha natural, tende a funcionar para todas, desenhando curvas sem aumentar. Nas pernas, as mais estreitas aumentam, e pedem outros itens para equilibrar”.

BOMBER JACKET

Fotos: Reprodução/Instagram @amothersedit; @caradelevingne; @brumarquezine

FOTOS: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM @AMOTHERSEDIT; @CARADELEVINGNE; @BRUMARQUEZINE

Se você gosta de itens confortáveis a bomber jacket é uma ótima pedida, outro grande sucesso das décadas de 1980 e 1990 que promete dominar as lojas. “EM TECIDOS MAIS MOLINHOS E QUE FIQUEM MAIS FEMININOS ELA SERÁ UMA BOA ALTERNATIVA, porque costuma adicionar volume na linha da cintura e ter um corte mais reto, que nem sempre agrada. Se for mole esse aumento não acontece”, aponta.

Outra virada interessante é que você poderá encontrar versões mais sofisticadas, com materiais nobres e aplicações de renda e até pedraria. “Mesmo sendo bastante casual, É UMA MODELAGEM QUE JÁ VIMOS INTERPRETADA NA ALFAIATARIA, E POR ISSO CONSEGUIMOS TRABALHAR EM UM AMBIENTE MAIS FORMAL dependendo do material” complementa.

Fica com medo do aumento da silhueta? Alguns truques ajudam a acabar com ele: “Se o volume te incomodar preste atenção na manga, quanto mais sequinha, com uma linha de ombro mais retinha ao invés da muito caída, menos adicional na silhueta. Puxar a manga na hora de usar também ajuda, porque mostra a parte fininha do braço. OUTRA ALTERNATIVA É USAR ABERTA, PORQUE VOCÊ PODE COORDENAR COM UMA CALÇA COM CINTURA MAIS ALTA E BLUSA POR DENTRO E TER UMA GRANDE SENSAÇÃO DE ALONGAMENTO”.

COTURNO

Fotos: Reprodução/Instagram @sophiaabrahao; @alessandraambrosio; @beyonce

As botas mais pesadas já vêm de algumas temporadas, mas agora estão completamente sob os holofotes. “Ele está mais popular, com modelos e acabamentos diferentes. É uma peça informal, por ser um calçado utilitário e ligado diretamente ao uniforme militar. VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS COM BICO MAIS FINO E SALTO UM POUCO MAIS ALTO, o que ajuda a ir para o ambiente de trabalho junto de um bom jeans e um colete ou blazer, caso seu escritório não seja muito formal”, revela.

É comum ter medo que esse tipo de calçado encurte visualmente, ou que não vá bem com o restante do guarda-roupa. Mas pode ficar tranquila, é fácil de usar: “Se não houver muito contraste de cor com a calça o olho segue e não altera altura. Mesmo que tenha cores muito diferentes, se tiver salto você já ganha na altura. Na hora de combinar, FICA MUITO BACANA COM PEÇAS SOFISTICADAS OU MUITO FEMININAS, PORQUE CRIA UM CONTRAPONTO, quebra o visual com informações diferentes e não deixa óbvio ou monótono”.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar