Empresária experiente do ramo dá seis dicas para você ter certeza de que está fazendo um bom negócio
Como já são um negócio que está em andamento e supõe-se que dando certo, as franquias têm ganhado olhares de quem quer investir em uma nova empreitada. Mas existem muito detalhes e desdobramentos pessoais e profissionais sobre os quais você precisa estar ligada antes de apostar fichas nisso. Os principais, você conhece, agora!

REÚNA O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS
Pegue informações inclusive sobre a franqueadora. Usualmente, ela ajuda no marketing e dá orientação financeira através de um suporte vitalício (certifique-se exatamente do que ele cobre) válido enquanto durar a relação contratual. O ponto é: você precisa ter retorno do dinheiro investido, e se não tiver experiência, o ideal é conversar com alguém mais experiente, e nunca entrar às cegas.
VALORIZE SEU DINHEIRO
Para quem quer entrar em qualquer negócio, principalmente quando o capital é pequeno e adquirido com muito esforço (poupança, rescisão, 13º salário, etc.), a orientação é ter muito cuidado com esse recurso. “Jamais tome a decisão de empreender sem avaliar todos os riscos. Lembre-se que você precisa escolher um negócio que caiba no seu orçamento, mas que ainda sobre um pouco para manter-se, caso vá depender desse recurso para sua sobrevivência. Uma parte deve ir para o empreendimento e outra deve ficar reservada até ele começar a gerar resultados”, diz CLAUDIA BITTENCOURT, sócia-fundadora e diretora Geral do Grupo Bittencourt, especializado em franquias.

FOTO: PIKSEL/ISTOCK
VOCÊ VAI TER QUE COLOCAR A MÃO NA MASSA
É preciso disposição, muita disciplina e se dedicar em tempo integral ao negócio. Nos modelos que podem até serem feitos de casa, quando não há organização pessoal, você facilmente se envolve na rotina do lar e deixa o trabalho para uma hora que sobra tempo, e não funciona assim.
Cláudia explica que “você começa a vender, mas só vai ter um fluxo de caixa positivo, ou seja, sobrar dinheiro mesmo, depois de um certo período. É importantíssimo estar presente no dia a dia da operação, para o seu aprendizado ser mais rápido, e se for a raiz do seu sustento então, dedique-se em tempo integral”. Ela complementa: “é importante ressaltar o risco que aparece quando também se começa a ganhar dinheiro, pois a pessoa começa a se afastar, deixar mais por conta do funcionário e é ai que pode perder competitividade e comprometer os resultados, já que você deixou de participar daquela rotina”.
TENHA IDENTIFICAÇÃO COM O NEGÓCIO
Dá para imaginar o quanto é terrível trabalhar em algo com que não consegue se identificar. Se você tem dificuldade de lidar com o público, não dá para pegar um ofício que exija sua presença no balcão, por exemplo. “No caso das franquias, é comum buscar as que cabem no bolso, mas cuidado para não entrar em algo só por essa razão e que nem goste. Sem brilho nos olhos não dá. Pergunte-se: ‘o que eu gosto de fazer?’, ‘com o que me identifico?’. Entenda esse ‘gostar’ como o ato de trabalhar dentro disso. Posso adorar um cafezinho, mas não quero passar de segunda a segunda dentro de um café, por exemplo”, afirma Bittencourt.

NÃO SEPARAR OS GASTOS DA EMPRESA DOS GASTOS PESSOAIS PODE GERAR UMA TREMENDA CONFUSÃO NA CONTABILIDADE DA EMPRESA. FOTO: GPOINTSTUDIO/ISTOCK
NÃO MISTURE GASTOS PESSOAIS COM PROFISSIONAIS
O pequeno empresário que depende disso pra sobreviver, às vezes mistura despesa particulares com as da empresa. Isso é um perigo para se embaralhar. Segundo a especialista, “no demonstrativo de resultado do seu negócio tem que entrar só o que é da empresa, para saber o que gerou, os pecados em termos de custo, etc., porque é dai que vai sair o dinheiro para pagar suas contas pessoais. Nessa contabilidade, que é mais gerencial, a franqueadora ajuda, mas fazer um curso para entender mais também é uma boa pedida”.
INVISTA EM MARKETING
Hoje não da pra abrir o negócio e achar que o cliente cai do céu, principalmente, porque está cada vez mais difícil conquistá-lo. De acordo com a empreendedora, “as franqueadoras têm uma área de marketing que cuida disso, mas é preciso estar de olhos bem abertos: ter um plano de divulgação, estar nas mídias sociais, fazer ações de divulgação na mídia digital, saber onde o público se comunica. A concorrência é muito grande e as pessoas compram de onde elas estão porque a loja está na mão delas (celular). Sendo assim, tem que estar atenta a como vai atrair esse cliente, e uma vez que você o tenha conquistado, ainda é preciso surpreendê-lo para que volte”.