Arte & Cultura

Programa cultural: Pinacoteca destaca artistas afrodescendentes na última mostra do ano

Fim de ano também é época de colocar em dia os programas culturais. E entre os muitos disponíveis, um que chama a atenção é a exposição “Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca”, que comemora os 110 anos desse abrigo de grandes obras ao mesmo tempo em que coloca no centro da discussão a produção artística negra.

Em cartaz desde 12 de dezembro, a mostra traz 106 criações pinçadas pelo curador Tadeu Chiarelli, também diretor do museu. São pinturas, gravuras, desenhos, esculturas e instalações que mostram as diversas gamas artísticas de afrodescendentes no Brasil do século XVIII até hoje.

Quer saber mais? “Territórios” é dividida em três momentos: Matrizes Ocidentais, Matrizes Africanas e Matrizes Contemporâneas. O mais bacana é que essa seleção não tem preocupação cronológica, mas sim com a proximidade de temas.

Entre as obras estão peças de Arthur Timótheo da Costa, Mestre Valentim, Antonio Bandeira, Jaime Lauriano e Rosana Paulino.

Interessou, não é? A mostra fica em cartaz até 17 de abril do próximo ano no quarto andar da Estação Pinacoteca, em São Paulo.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar