Conversa de Mãe

Quatro lanchinhos deliciosos e saudáveis para matar a fome e fazer bem

Aprenda a fazer pizza, batata-frita, biscoito de polvilho, picolé e até um ketchup do bem!

DIA DAS CRIANÇAS tem que ter a cara delas em todos os sentidos, principalmente na cozinha! Tem que ser divertido, gostoso, uma grande brincadeira e para o bem delas, saudável! Mas isso não significa que você vai servir palitos de pepino com tofu para os pequenos. A CHEF E CONSULTORA GASTRONÔMICA FUNCIONAL LUANA BUDEL ensina lanchinhos fáceis de fazer, bonitos de se ver e deliciosos de comer! Anote!

 

Foto: IngaNielsen1/iStock

FOTO: INGANIELSEN1/ISTOCK

BATATA-DOCE “FRITA” (MAS É ASSADA!) COM KETCHUP DO BEM
A famosa e idolatrada batata frita no seu formato gostoso e saudável! Para as crianças pequenas e grandes!

INGREDIENTES
4 batatas doces pequenas
2 colheres (sopa) de azeite
1 ½ colheres (chá) de sal marinho
1 colher (chá) de salsinha seca

MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 200ºC. Corte cada batata no comprimento e as coloque numa tábua com a parte cortada para baixo. Corte essas metades de batatas em pétalas, como o formato rústico de batata frita. Em uma tigelinha misture o azeite com o sal e a salsinha. Arrume as batatas em uma forma com papel-manteiga e pincele-as com a mistura de azeite. Leve ao forno, e deixe assar por aproximadamente 20/25 minutos. “Elas irão ficar crocantes e deliciosas!”, afirma Luana.

Foto: bhofack2/iStock

FOTO: BHOFACK2/ISTOCK

PARA O KETCHUP DO BEM

INGREDIENTES
2 kg de tomates maduros (débora, italiano ou momotaro) em cubos
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de cebola em cubos
250 g de maçã sem casca em cubos
6 cravos-da-índia
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1 pau de canela
½ colher (chá) de sementes de coentro
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco – separar ½ xícara + ½ xícara
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO
Coloque em uma panela de fundo grosso o tomate, o extrato de tomate, a cebola, a maçã, os cravos, as sementes de mostarda, o coentro, metade do vinagre e o sal. Leve ao fogo e deixe levantar fervura, e então diminua o fogo. Cozinhe por cerca de uma hora ou até reduzir a um terço do volume. Nesse tempo, mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela. Nos 20 minutos finais aumente o fogo para ir um pouco mais rápido e mexa com frequência maior. Passe pelo mixer para dar uma triturada leve e peneire, excluindo todas as sementes e peles. Volte à panela, junte o restante do vinagre (½ xícara) e o açúcar, deixe ferver novamente em fogo alto e então cozinhe em fogo baixo até ficar encorpado. “Quanto mais encorpado, mais gostoso fica o ketchup! Depois você pode guardar em jarrinhas na geladeira e congelar!”, sugere Budel.

Foto: badmanproduction/iStock

FOTO: BADMANPRODUCTION/ISTOCK

MINI-PIZZA FOLHADA

INGREDIENTES
1 pacote de massa folhada
Molho de tomate fresco ou ketchup do bem
Queijo ralado na hora

MODO DE PREPARO
Descongele a massa folhada e abra de acordo com as direções do fabricante. Corte a massa em discos (você pode usar um cortador ou “aro” para esta parte). Por cima dos discos espalhe o ketchup do bem e por último o queijo ralado. Arrume as mini-pizzas em uma forma com papel-manteiga e leve ao forno preaquecido a 200ºC até a massa dourar e o queijo derreter. “As crianças podem ajudar cortando os discos de pizza e montando as camadas. Para mexer no forno, sempre com o auxílio de um responsável”, lembra a profissional.

Foto: Iryna-Melnyk/iStock

FOTO: IRYNA-MELNYK/ISTOCK

PICOLÉ DE TUTTI-FRUTTI

INGREDIENTES
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 banana bem madura
½ xícara (chá) de iogurte de baunilha
½ xícara (chá) de cubos de gelo
½ xícara (chá) de suco (maçã, laranja, ou outro suco que as crianças prefiram)

MODO DE PREPARO
Bata tudo no liquidificador até ficar bem cremoso. A montagem pode ser feita em copinhos descartáveis e com palitos de madeira. Coloque no freezer até firmarem. “Além de super saudáveis, saborosos e divertidos, esses picolés são ótimos para a primavera e o verão”, afirma a chef.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar