Comportamento

Quer tomar melhores decisões depois de um fracasso? O caminho é chorar, diz estudo

Quando você enfrenta uma situação difícil no trabalho ou na vida pessoal o seu caminho é chorar ou engolir os sentimentos e tentar dar a volta por cima? Apesar de a segunda situação ser a mais aconselhada pelos adultos, a Ciência diz que o melhor mesmo é deixar as lágrimas rolarem: de acordo com um novo estudo, quem chora ao errar tem mais chances de tomar boas decisões no futuro.

 

A pesquisa, realizada pela Universidade do Kansas em parceria com instituições de Ohio e Staford, nos EUA, dividiu grupos de estudantes e lhes deu uma tarefa no computador que já estava programada para dar errado. Metade foi então encorajada a racionalizar o que deu errado, enquanto a outra foi induzida a focar nos sentimentos após a derrota.

O resultado? Aqueles que se deixaram levar pelas emoções de errar conseguiram tomar melhores decisões na segunda tentativa, mostrando que permitir-se se sentir mal quando algo dá errado é mais eficiente para aumentar o seu sucesso e te fazer tomar melhores decisões no futuro do que tentar bancar a forte.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar