Dieta e Fitness

Ranking dos vegetais ricos em proteínas: nutricionista indica quais são os melhores

Muita gente acredita que as carnes são as únicas fontes de proteínas e que, por isso, tirá-las do cardápio poderia causar alguma deficiência no organismo. Mas, segundo a nutricionista funcional Isabella Vorccaro, da Clínica Andréa Santa Rosa, no Rio de Janeiro, não há nenhum problema em parar de comer proteínas animais, pois é possível fazer substituições.

Ela indica alguns vegetais ricos em proteínas que são ideais para fazer essas substituições. Veja a lista e a quantidade presente em 100 gramas:

  • Soja – 35%
  • Feijão – 25%
  • Tofu – 18%
  • Quinoa – 16%
  • Sementes e oleaginosas – 10% a 15%

Segundo a nutricionista, todos eles têm proteínas vegetais que, se consumidas corretamente, podem substituir as carnes. “Combinar dois tipos de proteínas vegetais faz com que consigamos todos os aminoácidos essenciais que têm na carne”, explica.

Quantidade certa

Mas ela alerta que nada em excesso é bom, e diz que isso também vale para as proteínas dos vegetais. “A indicação diária é entre 2 gramas e 4 gramas”, orienta. A recomendação é sempre procurar orientação profissional para que cada caso seja avaliado individualmente.

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