Receitas

RENOVE O CARDÁPIO! DUAS MASSAS E DOIS RISOTOS PARA SABOREAR NOS DIAS FRIOS

A culinária italiana é uma das mais populares no Brasil, e nos dias frios do inverno nada mais gostoso do que se inspirar nela para criar pratos quentinhos e cheios de sabor. Para renovar o cardápio, aprenda duas receitas de massa e duas de risoto e acerte em cheio nas refeições da semana.

 

Spaghetti Alla Carbonara;
Chef Poti Pereira, do Centro Europeu

Divulgação

 Ingredientes:

320g de macarrão tipo espaguete;
150g de bochecha de porco;
5 gemas;
30g de queijo pecorino;
Azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: em uma panela apropriada, coloque água no fogo para cozinhar o macarrão; coloque sal na água e espere ferver para adicionar a massa, deixe “al dente”. Separe as gemas e bata com o pecorino ralado e reserve. Corte a bochecha de porco em fatias finas e amacie na frigideira, reserve.  Escorra o macarrão, mas deixe um pouquinho da água, junte a bochecha e as gemas com o pecorino, acerte o sal e a pimenta, misture bem e sirva quente.

Penne com molho rosé e shitake
Chef Ana Spengler  

Divulgação

Ingredientes:

250g de penne;
1 xícara de molho de tomate;
1/2 xícara de leite de amêndoas;
75g de soft tofu;
150g de cogumelo shitake;
1 colher (sopa) de manteiga ghee;
2 colheres (sopa) de molho de soja;
Sal, pimenta e azeite a gosto.

Modo de preparo: cozinhe o penne conforme as instruções da embalagem. Em uma frigideira, esquente o ghee com o molho de soja. Quando estiver bem quente, coloque o shitake cortado. Deixe cozinhar até o shitake ficar bem molhinho e reserve. Em um processador de alimentos, processe o molho de tomate com o leite de amêndoas e o tofu até adquirir uma consistência cremosa. Despeje por cima do shitake e misture bem. Na hora em que o macarrão estiver pronto, despeje o molho por cima e sirva imediatamente.

Risoto de cogumelos e alcachofra
Chef Natália Werutsky

Divulgação

Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz arbóreo;
2 1/2 xícaras (chá) de caldo de legumes;
1 1/2 xícaras de chá de mix de cogumelos (shitake e champignon fatiados);
1/2 xícara (chá) de fundo de alcachofra fatiada;
1/3 xícara (chá) de vinho branco;
1 dente de alho picado;
1/4 xícara (chá) de alho-porró;
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem;
1/4 colher (chá) de sal marinho;
1/4 xícara (chá) de queijo pecorino em cubos;
1/2 xícara (chá) de salsinha picada.

Modo de preparo: em uma frigideira antiaderente quente, refogue os cogumelos por uns dois minutos. Quando estiverem ficando dourados acrescente o alho picado, 1/2 colher de chá de sal e a alcachofra fatiada. Refogue mais um minuto e reserve. Ferva o caldo de legumes. Em uma frigideira aberta refogue o alho-poró no azeite de oliva. Quando estiver ficando translúcido acrescente o arroz arbóreo. Refogue uns três minutos, acrescente o vinho branco e mexa até o vinho secar.

Acrescente 2 xícaras de chá de caldo de legumes quente, mexa até o caldo começar a secar. Neste momento o arroz pode ser guardado para ser usado depois ou continuar o processo. Para continuar a preparação acrescente mais uma xícara de chá de caldo, mexendo sempre para o amido do arroz ser liberado. Neste momento o arroz já está ficando cremoso. Quando começar a secar o caldo, acrescente mais uma xícara de chá do caldo, acrescente também os cogumelos e a alcachofra refogados e tempere com uma colher de chá de sal. Continue mexendo sempre, provavelmente quando começar a secar o caldo, o arroz já estará ao dente. Desligue o fogo, acrescente o queijo pecorino, finalize com a salsinha picada, o azeite de oliva extra virgem e sirva imediatamente.

 Risotto di Gamberoni alla Diavola
Chef Camila Accorsi Ditzel, da Osteria Donna Lena

Divulgação

Ingredientes:

1/2 cebola picada;
150g de arroz arbóreo;
50 ml de vinho branco seco;
200g camarão pequeno;
60g camarão grande (reserve um maior);
5g pimenta dedo de moça;
30g tomate sweet grape;
20ml molho sugo;
Sal a gosto;
Ervas a gosto.

Modo de preparo: pique a cebola e refogue com manteiga e azeite. Coloque o arroz e refogue. Tempere com sal e pimenta do reino. Adicione o vinho branco e espere reduzir o álcool. Adicione de caldo de legumes e mexa. Coloque os camarões menores. Quando estiver quase “al dente”, coloque a pimenta dedo de moça. Quando o arroz estiver pronto, faça a mantecatura (adicionar manteiga ao final do preparo par dar cremosidade) com manteiga e parmesão ralado (se tiver manteiga de camarão melhor). Finalize deixando o camarão grande no forno até assar e coloque em cima do risoto.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar