Beleza

Respondidas! Sete perguntas frequentes sobre a beleza da pele

Especialista esclarece dúvidas como o que são os pontinhos pretos e como eliminar as rugas que já se instalaram

Quando o assunto é beleza da pele, muitas dúvidas acabam ficando sem resposta – e você, claro, sem um caminho correto a seguir nos cuidados com ela. Descubra as respostas para as perguntas mais frequentes e acabe de uma vez por todas com os mitos.

 

O QUE SÃO OS PONTINHOS PRETOS NA MINHA PELE E COMO ME LIVRO DELES?

Cravos só podem ser removidos mecanicamente. Foto: bsilvia/iStock

Pontinhos pretos nada mais são do que os cravos, que às vezes podem se instalar em grande quantidade. “O nome cientifico é comedão, e eles devem ser extraídos manualmente, porque não existe um remédio que você tome ou passe para removê-los. É PRECISO FAZER A FAMOSA LIMPEZA DE PELE, e se quiser usar as máscaras que grudam para manutenção, porque elas acabam tirando parte deles”, explica o dermatologista ADRIANO ALMEIDA, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Associação Pele Saudável.

POR QUE QUANDO TENHO ESPINHAS ELAS SURGEM NO MESMO LUGAR?

Se você já teve a sensação de que a espinha aparece sempre no mesmo lugar, saiba que não é mero acaso – e muito menos culpa da maneira como você manipula a região. “Não podemos dizer que é sempre no mesmo local, mas a acne na idade adulta ocorre com mais frequência na área da mandíbula por ESTAR RELACIONADA A DISTÚRBIOS HORMONAIS. Também pode acontecer em outros, mas é mais frequente”, conta.

AFINAL, O QUE SÃO AS RUGAS?

Rugas são fraturas da pele que ocorrem por movimentos repetidos. Foto: ValuaVitaly/iStock

Toda mulher vai ter que conviver com elas em algum momento da vida, mas, afinal, por que se formam? “AS RUGAS NADA MAIS SÃO DO QUE UMA FRATURA DA PELE, você vai mexendo até que ela frature e marque. É por esse motivo que hoje em dia fazemos botox precocemente, porque assim a região para de sofrer essas ‘quebras’”, revela.

EXISTE ALGUMA MANEIRA DE ELIMINAR UMA RUGA QUE JÁ SURGIU?

Se você sempre quis saber se é possível eliminar aquela ruga que tanto incomoda, saiba que a resposta é sim. No entanto, não vai adiantar comprar cremes caríssimos nessa esperança. “O BOTOX É AINDA A MANEIRA MAIS EFICIENTE. Se for uma ruga profunda aconselho fazer um laser de CO2 antes para afinar, e depois fazer o botox”, indica.

O QUE É MELHOR PARA HIDRATAR MINHA PELE, ÓLEO OU HIDRATANTE?

Cremes e séruns são melhores para o rosto, e óleos para o corpo. Foto: Thinkstock

Os óleos ficaram bem populares para a hidratação e nutrição da pele, mas o uso vai depender da região do corpo que você pretende aplicar. “Os cremes são melhores para o rosto, a não ser que você tenha SÉRUNS, QUE SÃO ÓLEOS MAIS LEVES e associados ao silicone e ativos como a vitamina C – nesse caso, são melhores que o hidratante. PARA O CORPO O ÓLEO É MELHOR, e você pode até combinar os dois se a pele for bem seca, aplicando primeiro óleo e, em seguida, o hidratante. É possível, ainda, colocar o óleo dentro do creme em produtos manipulados”, esclarece.

É VERDADE QUE PROBLEMAS EMOCIONAIS, COMO O ESTRESSE, PODEM CAUSAR ACNE?

Você sente que a pele piora quando está muito estressada ou emocionalmente abalada? “Isso é verdadeiro, porque o ESTRESSE PODE MEXER NOS SEUS HORMÔNIOS, que vão alterar a oleosidade da pele e favorecer o aparecimento da acne”, aponta.

A POSIÇÃO QUE EU DURMO PODE INFLUENCIAR NAS RUGAS?

Infelizmente, a resposta é sim: “Influencia totalmente, e tem gente que tem marcas apenas por conta do sono, inclusive em regiões como o colo. O IDEAL É DORMIR SEMPRE DE BARRIGA PARA CIMA”.

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar