Beleza

Seis mitos sobre os cabelos que você pode abandonar de uma vez por todas

Especialista revela as crenças comuns que não fazem sentido nos cuidados com os fios

Não é raro encontrar mitos sobre os cabelos, e muitas vezes eles podem te levar a cometer erros que refletem na beleza, no brilho e até no crescimento dos seus fios. Descubra seis que você pode abandonar de uma vez por todas e adote as práticas corretas.

CASPA É COURO CABELUDO RESSECADO

A caspa pode até parecer uma descamação típica de ressecamento, mas, na realidade, é exatamente o contrário. “Ela surge devido ao excesso de oleosidade com propagação de fungos e bactérias. Muita gente usa xampus anticaspa vendidos no mercado, mas ELES GERALMENTE SÃO PALIATIVOS E INTERESSANTES PARA USAR COMO PREVENÇÃO se você tem tendência. O tratamento é apenas com remédios”, explica o tricologista ADRIANO ALMEIDA, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo. Portanto, para se livrar dela, controle a oleosidade.

CORTAR OS CABELOS FAZ COM QUE ELES CRESÇAM MAIS RÁPIDO

Cortar é saudável para remover pontas duplas, mas não ajuda a crescer. Foto: Thinkstock

Você já ouviu de algum cabeleireiro que cortar a cada três ou seis meses ajuda os cabelos a crescerem? Abandone essa ideia. “É lenda, e NÃO TEM NENHUM FUNDO DE VERDADE OU COMPROVAÇÃO CIENTIFICA, ASSIM COMO CORTAR DE ACORDO COM A FASE DA LUA. O que você pode fazer é estimular o crescimento com vitaminas e aplicações no couro cabeludo, mas não com cortes ou produtos”, esclarece.

ESTRESSE CAUSA CABELOS BRANCOS

Pode ficar tranquila, o estresse com o trabalho ou a vida pessoal não vão literalmente te dar cabelos brancos. “O estresse gera uma oxidação corporal, mas o cabelo branco é uma morte de melanócito, então não existe maneira de comprovar que ele vem disso. TER UMA VIDA E UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE PREVENIR O ENVELHECIMENTO DOS FIOS, mas não é um causador”, aponta.

USAR O CABELO PRESO PODE RESULTAR EM QUEDA

Você pode prender os cabelos, mas prefira penteados mais frouxos. Foto: m-imagephotography/istock

Prender demais os cabelos pode sim ser negativo, mas é possível fazer sem danos. “Se você prende muito forte e traciona existe o risco de arrancamento dos fios, então O IDEAL É PRENDER MAIS FROUXAMENTE com piranhas e não com elásticos duros e muito apertados”, alerta.

FINALIZAR O BANHO COM UM JATO DE ÁGUA FRIO AJUDA A “SELAR” AS CUTÍCULAS

Você odeia aquele jato de água fria ao final do banho, mas faz para manter as cutículas fechadas? Então pode abandonar o hábito: “É um mito, O QUE REALMENTE SELA OS CABELOS SÃO OS PROCEDIMENTOS QUÍMICOS COMO OS ALISAMENTOS, MAS ELES NÃO SÃO SAUDÁVEIS. Nós não precisamos de cutículas seladas, precisamos de cutículas saudáveis e íntegras, porque selar só mascara o problema”.

USAR O SECADOR QUENTE É PIOR DO QUE O JATO DE AR GELADO

De acordo com um estudo, enquanto o secador quente causa mais danos para a superfície do cabelo, o ar pode danificar o fio de maneira mais profunda. Quando ele é exposto à água por um período extenso (como o tempo que ele leva para secar naturalmente) ele incha e coloca pressão nas proteínas que mantém as madeixas intactas. O melhor é secar cerca de 75% dele com o secador no mínimo.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar