Beleza

Tônico facial: conheça esse item de cuidado diário para a pele

Para manter uma pele limpa e saudável, é preciso seguir três etapas: limpar, tonificar e hidratar. Todas elas são de grande importância nos cuidados básicos da pele e cada uma tem uma função específica. O tônico facial é indicado para complementar a limpeza e seu uso garante diversos benefícios.

Quer saber um pouco mais sobre o dermocosmético para que seja inserido na sua rotina e ainda conhecer algumas sugestões de produtos? Então, basta conferir as informações abaixo.

Tônico facial: para que serve?

ISTOCK

As vantagens de incluir o tônico facial na rotina de cuidados diários são várias. Veja só:

1. Limpeza profunda

O tônico facial finaliza a limpeza feita com o sabonete, pois ele tem uma ação mais profunda. Ou seja, seu uso é ideal para remover completamente as impurezas da pele e dos poros, deixando a pele livre de agentes poluidores.

2. Regula o pH

Ao longo do dia, a pele é exposta a poluição, sabonetes, cremes, maquiagens e outros produtos. Tudo isso faz com que o pH natural sofra alterações, o que pode contribuir para o aparecimento de espinhas, envelhecimento da pele, entre outros. Já o tônico ajuda a reequilibrar a acidez natural.

3. Prepara a pele para outros produtos

Com a pele limpinha e os poros desobstruídos, fica muito mais fácil para a pele absorver outros produtos que podem ser usados depois do tônico, como o hidratante, por exemplo. Assim, é possível obter ao máximo os benefícios do produto escolhido.

4. Trata peles específicas

Cada tipo de pele merece cuidados diferentes, por isso, é possível encontrar produtos no mercado que contam com resultados diversificados. Há opções que ajudam a controlar a oleosidade, outros já são hidratantes e podem contar até mesmo com substâncias anti-idade.

Como você pode ver, só há vantagens no uso de um tônico facial. Porém, antes de escolher um para chamar de seu, é preciso saber do que a sua pele necessita.

Tônico facial ou água micelar: qual a diferença?

ISTOCK

Ambos os produtos são indicados para completar a limpeza do rosto, que deve ser feita previamente com um sabonete. Porém, cada um tem sua especificidade e pode funcionar de maneiras distintas em cada tipo de pele.

O tônico facial além de remover as impurezas da pele, ainda auxilia no combate à acne, revitaliza, elimina toxinas e deixa os poros limpinhos. Além disso, ele também deixa a pele pronta para os próximos produtos a serem usados, seja um hidratante ou um protetor solar.

A água micelar também ajuda a limpar a pele das sujeiras e a retirar a oleosidade, como também reequilibra o pH. A diferença é que ela é mais suave e, portanto, é menos agressiva. O que faz com que ela seja ideal para quem tem a pele mais sensível.

Os dois dermacosméticos geram benefícios se usados corretamente. Antes de escolher entre um deles, converse com um dermatologista e veja qual é a melhor opção para você.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar