Arte & Cultura

Uma lista de músicas para dar adeus ao estresse

Fim de semana é quase sinônimo de relaxamento, mas quando os dias úteis foram pesados demais nem mesmo esse descanso pode ser suficiente para mandar o estresse e a ansiedade embora, não é?

Um grupo de neurologistas, no entanto, decidiu dar uma ajudinha nessa direção: os pesquisadores da empresa britânica Mindlab International conduziram um estudo e descobriram que ouvir a música certa pode reduzir esses níveis em até 65%. O mais interessante? Essa pesquisa foi liberada alguns anos atrás, mas ela voltou a fazer sucesso na web essa semana, afinal, o mundo tem muitos motivos de sobra para estar estressado.

Voltando ao estudo, para chegar a essa conclusão, eles analisaram um grupo de voluntários que precisou resolver quebra-cabeças o mais rápido possível. Durante a tarefa, os indivíduos ouviram a canções diferentes e, enquanto isso, os cientistas mediram sua atividade cerebral, a frequência cardíaca, a pressão arterial e a taxa de respiração.

O resultado? Uma lista com dez músicas consideradas relaxantes. A campeã nesse quesito, inclusive, foi criada para atingir esse objetivo. A faixa “Weightless”, do grupo Marconi Union, foi feita em colaboração com musicoterapeutas. Por isso, sua harmonia, ritmo e linhas de baixo ajudam a deixar as batidas do coração mais lentas, a reduzir a pressão arterial e a diminuir os níveis de cortisona, o hormônio do estresse, no sangue.

Muito curioso! A seleção também tem títulos de artistas pop, como Adele e Coldplay. Quer testar?

 

1- “Weightless”, de Marconi Union

 

2- “Electra”, de Airstream

 

3- “Mellomaniac (Chillout Mix)”, de DJ Shah

 

4- “Watermark”, de Enya

 

5- “Strawberry Swing”, de Coldplay

 

6- “Please Don’t Go”, de Barcelona

 

7- “Pure Shores”, de All Saints

 

8- “Someone Like You”, de Adele

 

9- “Canzonetta Sull’aria”, de Mozart

 

10- “We Can Fly”, de Rue du Soleil (Café Del Mar)

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar