Comportamento

Você e o gato estão brigando muito? A culpa pode ser da falta de sono, diz estudo

As discussões com o gato estão constantes e atrapalhando a relação? Então talvez seja a hora de aproveitar o feriado para colocar o sono em dia – pelo menos é isso o que indica um novo estudo: de acordo com especialistas da Ohio State University, nos EUA, dormir pouco leva os casais a ficarem mais estressados e a discutirem com maior frequência.

 

No trabalho, casais de idades variadas tiveram seus níveis de estresse medidos e precisaram conversar sobre assuntos controversos. Na sequência, eles passaram por um novo teste de sangue e responderam sobre a qualidade de sono nas noites anteriores.  Quem dormiu menos teve uma resposta inflamatória maior ao conflito do que os que completaram oito horas de repouso, ou seja, foi mais afetado pelo estresse.

Pessoas que dormem menos têm mais chances de brigar. Foto: grinvalds/iStock

Aqueles que descansaram menos de sete horas se mostraram mais agressivos e propensos a transformarem o diálogo em uma briga. Os condutores do estudo também notaram que para cada hora de sono perdida os dois níveis inflamatórios aumentavam em 6%. Vale lembrar que, além do divórcio, essa elevação pode levar a ataques cardíacos, artrite e outras doenças crônicas relacionadas ao estresse.

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar