Carreira & Finanças

Você está acomodada profissionalmente? Veja os sinais e como reverter isso

Tédio? Cansaço? Preguiça? Aquela revirada básica de olhos só de imaginar ter que ir trabalhar novamente? Sim, você tem um emprego, não têm animo e se não está fazendo nada para reverter essa situação, a verdade é que está ACOMODADA PROFISSIONALMENTE.

O ser humano, assim como outros seres vivos, busca segurança, um ambiente que promova sua sobrevivência e seu bem-estar. “A diferença é que acabamos nos acomodando em situações, muitas vezes, PELO MEDO DO QUE PODE ACONTECER CASO NÃO TENHAMOS MAIS AQUILO QUE NOS DÁ A TRANQUILIDADE DO DINHEIRO QUE SUSTENTA A NÓS E A NOSSA FAMÍLIA no próximo mês. O problema é que, dessa forma, infelizmente, podemos estar impedindo nosso próprio crescimento por conta de uma suposta estabilidade”, explica o PSICÓLOGO.

Não é preciso, necessariamente, sair do emprego, mas se seu desejo é mudar de onde está, Melo aconselha: “pode ao menos arriscar mais para subir de cargo ou, quem sabe, criar o próprio negócio. O MAIS IMPORTANTE É SAIR DA ZONA DE ESTAGNAÇÃO. Prefiro este termo ao tradicional “zona de conforto”, pois, naturalmente, buscamos conforto para viver, mas suponho que ninguém queira manter-se estagnado”.

A boa notícia? Não é nada que você não possa mudar a partir de agora. Desvende alguns sinais dessa situação e saiba como sair dessa:

Foto: xalanx/istock

SÓ DE PENSAR NA SEGUNDA-FEIRA, A CARA JÁ MUDA. TEM GENTE QUE COMEÇA A SOFRER NO DOMINGO.

VOCÊ ODEIA A SEGUNDA-FEIRA

Domingo, 20h. Qual seu primeiro sentimento em relação à segunda-feira? É de prazer? Felicidade por mais uma semana que começa? Ou tristeza pelo mesmo motivo? O que sente em relação ao trabalho? “FAZER ESSAS PERGUNTAS É IMPORTANTE, pois passamos geralmente mais tempo no ambiente de trabalho do que com a própria família, então no mínimo é importante gostar do que fazemos. Se você não encontrar prazer algum no que faz, o ideal é buscar uma nova oportunidade”, diz o psicólogo.

VIVE DIZENDO FRASES DE CONSOLO PARA SI MESMA

“Ah, já estou velha mesmo”, “Não tive muito estudo”, “Também, é bonita, por isso é promovida”, “Olha como puxa o saco do chefe”, são alguns dos exemplos mais comuns, mas existem muitas outras que “compensam” sua situação. “Independentemente da veracidade dessas informações, manter-se no estado em que está, obtendo os resultados que tem obtido, SÃO ESCOLHAS SUAS, SEJAM POSITIVAS OU NÃO. Assim como continuar a repetir essas e outras frases como se justificassem a própria estagnação. Não tem estudo? Está em idade mais avançada? Está insatisfeita com a aparência ou com a qualidade do seu trabalho? Certo, E O QUE PODE FAZER PARA MUDAR?”, questiona o especialista.

Foto: Tinatin1/istock

ESTAR HÁ MUITO TEMPO NA MESMA POSIÇÃO E SENTIR VONTADE DE FAZER ALGO NOVO SÃO OUTROS SINAIS DE QUE É PRECISO MUDAR.

ESTÁ HÁ MUITO TEMPO NA MESMA POSIÇÃO PROFISSIONAL

Há quanto tempo você está no mesmo cargo e no mesmo lugar esperando um reconhecimento do chefe? “COMO ESPERAR MUDANÇAS SE VOCÊ MESMA NÃO É A AGENTE DA MUDANÇA? Claro que não é em todo o ambiente de trabalho que é possível mudar a forma de fazer suas tarefas, mas é possível entregar com algum detalhe diferente, que torne seu trabalho especial, algo que o personalize ou, quem sabe, o torne mais caprichado a ponto de ser notado”.

VOCÊ SENTE VONTADE DE FAZER ALGO DIFERENTE

Quando você faz qualquer atividade muitas vezes, é natural se cansar daquilo e buscar outra que possa dar mais prazer, bem-estar e alegria. Com o trabalho não é diferente. “Se você está com esse sentimento, o que acha de experimentar novas práticas? O que gosta de fazer? O que faria se não precisasse se preocupar com dinheiro? O que realmente te impede de arriscar? ÀS VEZES ATÉ UM TRABALHO VOLUNTÁRIO OU UM TRABALHO PARALELO COM ALGO QUE LHE DÁ PRAZER PODEM SER ÓTIMAS FORMAS DE REENERGIZAR-SE, criar novas experiências e, quem sabe, novas oportunidades profissionais. Por isso a ação é a chave para muitas das mudanças em nossa vida”,

 

Comente isso

Seu e-mail não aparecerá no comentário.

Você vai gostar